Rinoplastia

Home > Rinoplastia

O que é

Rinoplastia?

Rinoplastia ou plástica do nariz é a cirurgia para correção das imperfeições estéticas e funcionais do nariz. Com o procedimento, é possível criar uma ponta mais definida, um dorso mais suave, uma asa do nariz mais harmônica com o restante da face, por exemplo.

Pela sua complexidade, a cirurgia do nariz exige grande habilidade técnica, experiência, estudo e conhecimento para executar essa arte. Só assim serão obtidos os resultados desejados.

Para quem a Rinoplastia é indicada?

A Rinoplastia é indicada para pessoas que estão insatisfeitas com os aspectos estéticos ou funcionais do nariz. Mesmo jovens com mais de 15 anos já podem operar, com autorização do responsável. A partir desta idade, a estrutura da fase já está bem definida.

Quem não deve fazer Rinoplastia?

Por ser um procedimento eletivo, a cirurgia exige que o paciente esteja em condições de saúde perfeitas.

No caso de ter hipertensão arterial descontrolada, por exemplo, o paciente deve fazer um acompanhamento clínico para tratar a doença de base antes de realizar a Rinoplastia.

Gestantes ou pacientes que pretendem engravidar nos próximos meses após a cirurgia também não devem realizar a cirurgia, em função do uso de algumas medicações pós-operatórias. No caso de mulheres que desejam fazer o procedimento, recomenda-se que a gestação seja planejada para pelo menos 6 meses depois.

Quem tem desvio de septo pode fazer Rinoplastia?

A Rinoplastia é uma excelente oportunidade para corrigir casos de desvio de septo. O septo é uma estrutura que auxilia no processo respiratório e atua como suporte para o nariz. O procedimento é recomendado quando o paciente é diagnosticado e a condição prejudica a respiração, afetando sua qualidade de vida.

Como é a cirurgia e quais equipamentos são utilizados?

Minha abordagem é preferencialmente pela  rinoplastia aberta, estruturada e feita com uso de ultrassom. Utilizamos um aparelho com tecnologia italiana chamado Piezosurgery, que substitui ferramentas grosseiras como martelo, escopro, raspa, serras e brocas.

O piezo é um equipamento moderno que proporciona mais precisão. É menos agressivo, causa menos sangramento, dor, hematomas, menos edemas (inchaço) e fibrose (cicatrização indesejada). Como consequência, os resultados tendem a ser melhores e a recuperação é mais rápida.

Em Juiz de Fora e região, somos os pioneiros na utilização desta tecnologia.

Como é a avaliação antes da cirurgia?

O primeiro passo é preencher um formulário de pré-consulta (disponível aqui) e marcar uma consulta online ou presencial para fazer uma avaliação e receber o orçamento. Durante a consulta presencial, que poderá ser feita até na véspera da sua cirurgia, é realizado o estudo fotográfico e simulação do seu caso.

Como é feita a simulação da cirurgia de nariz?

Durante a avaliação presencial, o paciente é convidado a tirar fotos do rosto em nosso estúdio particular. Em seguida, é feito um estudo fotográfico, onde a imagem é manipulada em um software, que simula o objetivo da cirurgia de Rinoplastia. O paciente participa da construção, dizendo ao cirurgião quais as suas preferências e o que não gosta. O paciente também pode trazer inspirações fotográficas para sua consulta e auxiliar o cirurgião no entendimento dos desejos.

Como se preparar para a cirurgia de nariz?

Antes da cirurgia é necessário realizar os seguintes exames laboratoriais: hemograma, coagulograma, glicose, função hepática e perfil lipídico. A tomografia de face ou seios paranasais é o exame de imagem necessário em alguns casos. A tomografia é realizada em clínica de radiologia e não necessita de contraste, nem de jejum, e demora alguns poucos segundos para ser realizada.

Outros exames específicos podem ser solicitados de acordo com a particularidade de cada paciente. No caso de pacientes asmáticos, é preciso ter uma avaliação do pneumologista, e diabéticos devem ser avaliados pelo endocrinologista.

É possível realizar esses exames pelo próprio plano de saúde, em laboratórios de análise clínica e clínicas de radiologia escolhidas por você na sua cidade.

 

Confira o Termo de Informações Pré-cirúrgicas

Qual a duração da cirurgia?

A cirurgia de Rinoplastia dura em média três horas. Geralmente o paciente precisa permanecer por outras três horas em observação no hospital antes de ter alta e voltar para casa. Caso o paciente não resida em Juiz de Fora, ele será liberado para viajar somente no dia seguinte.

Preciso levar um acompanhante?

Para realizar a Rinoplastia, o paciente pode internar sozinho, mas ele precisa ter uma pessoa de confiança para acompanhá-lo na alta. Essa pessoa pode ser um familiar ou amigo, maior de 18 anos.

Onde a cirurgia é realizada?

Enquanto as consultas são realizadas em consultório médico, a cirurgia é feita no Hospital da Unimed, de Juiz de Fora (MG). O hospital é moderno e conta com toda a infraestrutura necessária para realizar o procedimento com segurança e conforto para a equipe e paciente.

Como é o pós-operatório da Rinoplastia?

Antes de receber alta do hospital, o paciente recebe uma lista de recomendações sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Confira a lista em anexo.

O tempo de recuperação pode variar entre 10 e 15 dias. Nos primeiros dias de pós-operatório, o paciente também conta com acompanhamento presencial da fisioterapeuta da equipe, sem custo adicional.

Além disso, o paciente precisa retornar ao consultório 1 semana após a cirurgia para  retirar os pontos e fazer a troca de curativo. Depois, o paciente retorna com 2 semanas, 1 mês, 6 mês e 12 meses. Isso é necessário para garantir que a cicatrização esteja acontecendo da maneira correta.

Qual é o custo da Rinoplastia?

O preço da cirurgia de Rinoplastia depende de uma avaliação individual. A partir da consulta online, é passado o orçamento do pacote, que inclui: simulação e estudo fotográfico, cirurgião, auxiliar, anestesista,  instrumentadora, todos os equipamentos e instrumentos para realizar a cirurgia, acompanhamento pós operatório (pelo cirurgião e fisioterapeuta), taping (curativo) e laserterapia.

A laserterapia é um tratamento feito pela fisioterapeuta após a cirurgia para reduzir inflamação, edema e fibrose, além de melhorar a cicatrização.

O convênio cobre a Rinoplastia?

O paciente pode utilizar o convênio para consultas e exames pré-operatórios, conforme a cobertura do plano. Geralmente, cirurgias de cunho estético não têm cobertura pelos planos de saúde.

Confira aqui a lista de convênios 

Abrir chat
Podemos ajudar?
Como podemos te ajudar?